O tema do clima e das alterações climáticas é cada vez mais recorrente, mesmo em conversas de café, basta ver, neste ano, a seca e as ondas de calor que se fizeram sentir! Assim, a CMB retomou o planeamento da Semana do Clima, que tinha sido interrompido devido à pandemia e levará a cabo, de 23 a 29 de setembro, um conjunto variado de atividades, envolvendo entidades diversas, ao longo de toda a semana. A ideia é apostar na sensibilização, tanto para ações de minimização como de adaptação, às alterações climáticas.
Estarão disponíveis online documentos como: Vídeos Cuidar Braga I e II, “Braga Natural” e “À procura dos ecopontos, brochura sobre pobreza energética (da ADENE) e “Guia de Boas Práticas de Eficiência Energética no setor do Comércio” (da AEB).
Foram desafiadas as Juntas/Uniões de Freguesia a elencarem as pequenas lixeiras existentes no concelho de forma a que a CMB as possa remover.
A equipa de Sapadores de Braga irá proceder ao controlo de plantas invasoras nos espaços públicos. As Eco-Escolas foram desafiadas a procederem, com os seus alunos, à limpeza das zonas envolventes. Os adotantes do Projeto Rios existentes no concelho também foram desafiados a limparem o seu respetivo troço e a aproveitarem para fazerem já a monitorização do outono.
A própria CMB vai limpar, com os munícipes que a ela se juntarem, o rio Este, no sábado, dia 24, das 10 às 12h, a começar em Ponte Pedrinha, vindo depois para montante. Inscrições através de ambiente@cm-braga.pt.
Das 9h30 às 12h30 do mesmo dia, as JF/UF de Ruílhe, Arentim e Cunha, Tadim, Vilaça e Fradelos, Priscos, Celeirós, Aveleda e Vimieiro, São João e São Lázaro, Lomar e Arcos, juntamente com as associações Rodellus – Associação Cultural e a Amo Braga vão limpar as respetivas áreas de rio Este. Inscrições AQUI
Outra atividade de limpeza decorrerá domingo, dia 25, das 10 – 12h, com recolha de resíduos urbanos, a começar na rotunda do INL em direção ao Bom Jesus. Aberto à população, implica inscrições com e-mail para ambiente@cm-braga.pt. Para aquelas pessoas que vivam longe desafiamos a limparem, no mesmo horário ou noutro que lhes seja mais conveniente, a sua zona envolvente, com o “Dê uma mão ao seu bairro!“ e remeterem posteriormente testemunhos do trabalho realizado.
No sábado, dia 24, das 10 às 12h, no Mercado municipal/Praça terão lugar as Oficinas de Agricultura Urbana de “Hortas verticais: como fazer e manter” e “Vermicompostagem: uma solução urbana para os bioresíduos”, da responsabilidade da ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental. Entrada livre.
A Feira de Produtos Biológicos, que decorre todos os sábados no Mercado Cultural do Carandá, não quis deixar de participar e fá-lo-á com “Incentivo ao consumo de produtos locais e sazonais”.
Na 2.ª-feira, dia 26, às 10h, a Agere realizará uma visita à ETA de Braga. Inscrições: marta.vieira@agere.pt.
De 3.ª a 6.ª-feira, 27 a 30, às 17h, o Planetário – Casa da Ciência, levará a cabo sessões de planetário imersivo com exibição do documentário científico “Alterações climáticas: que futuro nos espera?“, com inscrição obrigatória: geral@casacienciabraga.org ou 253695236.
Na 3.ª-feira, 27, 14h30 às 16h, decorrerá a Tertúlia – “Desafios das alterações climáticas na produção alimentar”, da responsabilidade da MakeBraga, na Escola Secundária de Sá de Miranda, dirigida à comunidade escolares e às JF/UF que possuem hortas comunitárias e respetivos hortelãos.
Já na 4.ª-feira, dia 28, das 10h30 às 11h30, a Braval realizará uma Visita à Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico, Unidade de Produção de Biodiesel e de REEE. Inscrições: pedromachado@braval.pt (nome e email). No mesmo dia, às 11h30, na EB 2, 3 André Soares, decorrerá a sessão “Como ter uma carreira para combater as alterações climáticas e restaurar a saúde do oceano”, da responsabilidade da Ocean Alliance, com a colaboração do Eco-Club Eco-Veiga. E ainda, no mesmo dia, pelas 19h, decorrerá no Parque Desportivo da Rodovia, a apresentação do livro “Bichos de Braga”, aberto a toda a população.
Na 5.ª-feira, dia 29, pelas 10h30, decorrerá no Externato Infante D. Henrique, uma sessão sobre eficiência energética com casos concretos de Braga, com oradores da TUB e Bragahabit. No mesmo dia, pelas 11h25, na EB 2, 3 de Celeirós, decorrerá a palestra “Alterações climáticas – O impacto da alimentação” da responsabilidade do Eco-Clube Eco-Veiga. À mesma hora, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, decorrerá a apresentação do Diagnóstico da Economia Circular no concelho de Braga e, pelas 16h, no auditório da Pousada de Juventude (seguido de visita guiada aos equipamentos), decorrerá a partilha de experiências da utilização da energia solar no ramo de hotelaria: o caso da Pousada de Juventude e do Meliã.
Ainda no mesmo dia, das 18h30 às 20h, no Café Concerto da RUM, terá lugar o Café Temático “Turismo e alterações climáticas em áreas urbanas”, da responsabilidade da MakeBraga, tendo por oradores Hélder Lopes (UM), Rui Marques (AEB) e António Barroso (CMB) e moderadora Carla Cardoso (UCP).
O tema mensal do Café com Ciência, do Planetário Casa da Ciência, 6.ª-feira, dia 30, pelas 21h30, será subordinado ao tema das Alterações Climáticas, com a investigadora Cláudia Carvalho-Santos, do Centro de Biologia Molecular e Ambiental da Escola de Ciências da Universidade do Minho. Inscrição obrigatória: geral@casacienciabraga.org ou 253695236.
Entretanto, serão distribuídos pelas escolas secundárias e EB 2, 3, diversos materiais, tais como o livro “Planeta slow com Aurea” e brochuras “Guia de Boas Práticas de adaptação às alterações climáticas” e “Estratégia Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas no Território da NUTS III Cávado).
A CMB pretende assim desenvolver a cidadania climática dos bracarenses, como está previsto na Lei de Bases do Clima (Lei n.º 98/2021, de 31 de dezembro), que consiste no “dever de contribuir para a salvaguarda do equilíbrio climático” materializando o dever geral de “proteger, preservar, respeitar e assegurar a salvaguarda do equilíbrio climático, contribuindo para mitigar as alterações climáticas”.
Ver programa completo